FAO pede medidas urgentes diante das ameaças à pesca sustentável e à população de peixes

Divulgação
Divulgação

“A pesca e a aquicultura são meios de subsistência de 12% da população do mundo”, afirmou o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, no início desta semana, na abertura do único fórum intergovernamental mundial sobre questões de pesca e aquicultura – o Comitê de Pesca da FAO. Na ocasião, ele também pediu medidas urgentes diante das mudanças climáticas e outras ameaças à pesca sustentável e à população de peixes.

Depois de assegurar que a pesca e a aquicultura realizam uma “contribuição fundamental à segurança alimentar e a nutrição”, Graziano da Silva sublinhou que o desenvolvimento sustentável nos países insulares e costeiros do mundo depende sobretudo da “vitalidade dos oceanos e das populações de peixes.”

“A sobrepesca, a contaminação e as mudanças climáticas estão colocando em risco esta vitalidade. Os impactos já são evidentes e os pobres do mundo, nas zonas rurais e costeiras, são os mais afetados”, ressaltou o diretor-geral.

A pesca em pequena escala é fonte de emprego para mais de 90% dos pescadores de captura e dos trabalhadores pesqueiros do mundo, sendo metade deles, mulheres.

Saiba mais: Eco Desenvolvimento, 12/jun/14

Participe da conversa no Facebook!

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter