Museu do Mar Aleixo Belov/Foto: José Carlos Almeida
29 de setembro de 2023 in Educação AmbientalSustentabilidade

Dica de passeio: Museu do Mar Aleixo Belov estimula a educação ambiental

Museu do Mar Aleixo Belov/Foto: José Carlos Almeida
Museu do Mar Aleixo Belov/Foto: José Carlos Almeida

Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante as cinco viagens que ele fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”.

Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, é o pilar central do espaço, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

O MUSEU DO MAR Aleixo Belov tem sua origem intimamente atrelada às aventuras marítimas do velejador que lhe dá o nome.

Aleixo Belov, radicado no Brasil desde os seis anos de idade, aprendeu a conhecer o mar na cidade de Salvador, capital da Bahia e da Amazônia Azul. Aos poucos foi se familiarizando com temas marinhos e marítimos e decidiu que queria viajar pelo mundo em um barco à vela. Realizou esse sonho inúmeras vezes, em barcos nos quais trabalhou e nos seus próprios veleiros, construídos inteiramente por ele.

Viagens e objetos em 2D e 3D

O resultado dessas viagens pode ser visto nos livros que escreveu, nas imagens que capturou e nos objetos que ganhou, trocou, achou e comprou, em cada porto e região que visitou. Pois são esses objetos bi e tridimensionais que estão expostos neste museu, que faz parte da realização do sonho do navegador solitário.

E, além dos objetos, são expostas também as memórias pessoais e profissionais que ele produziu ao longo da vida. Assim, é possível ver e apreciar o veleiro Três Marias, o original, e as histórias e memórias criadas em torno dele e de muitos outros objetos, assim como do Veleiro Escola Fraternidade.

O Museu do Mar é um presente de Aleixo Belov para a sociedade que o acolheu e permitiu que prosperasse. Afinal, foi aqui, na Baía de Todos -os-Santos, que ele conheceu e se apaixonou pelo mar.

Portanto, esse MUSEU DO MAR contém patrimônios materiais e imateriais, que unidos formam um dos mais belos conjuntos de uma história de vida entre mares, oceanos e terra firme.

Os visitantes são convidados, de forma lúdica, interativa e emocional a fazerem parte dessas aventuras e se tornarem, por um breve instante, velejadores de um tempo pretérito que os estimula a sonhar com navegações de um tempo futuro.

Saiba mais: https://museudomaraleixobelov.org.br/visitante 

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter