Empresas e indústrias geradoras de resíduos líquidos encontram na modalidade de tratamento offsite
29 de janeiro de 2024 in InovaçãoSustentabilidade

Sabia que é possível tratar e reciclar os efluentes industriais?

Empresas e indústrias geradoras de resíduos líquidos encontram na modalidade de tratamento offsite
Empresas e indústrias geradoras de resíduos líquidos encontram na modalidade de tratamento offsite

Em uma leitura oportuna e contemporânea do princípio de que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, do químico francês Antoine Laurent Lavoisier, é fundamental o tratamento correto dos efluentes industriais e seu reaproveitamento e reciclagem, de modo a evitar a contaminação do solo e de mananciais hídricos, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e converter passivos ambientais em produtos de valor agregado.

No entanto, a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) estima que cerca de 60% desses resíduos líquidos gerados pelas indústrias no País ainda sejam despejados em redes de esgotos e corpos hídricos sem nenhum tratamento.

“Os danos ambientais decorrentes dessa negligência são relevantes. Além disso, as empresas que fazem o descarte irregular podem ser legalmente punidas, autuadas com pesadas multas e expostas de modo negativo à opinião pública, com prejuízos à sua imagem e reputação”, pondera Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e gerente da Tera Ambiental, empresa com foco na valorização e transformação de resíduos orgânicos líquidos e sólidos.

Uma solução eficaz, economicamente mais viável e legalmente correta para solucionar o problema, segundo ela, é a contratação de serviços terceirizados especializados, principalmente quando englobam o reaproveitamento total dos resíduos. “Assim, além de cumprir a lei, a indústria contribui para mitigar o aquecimento terrestre, promove a preservação ambiental, a saúde pública e participa de um ciclo virtuoso de economia circular”, ressalta.

Resíduos totalmente aproveitados

Lívia explica que o processo de reciclagem de efluentes industriais, como ocorre na Tera Ambiental, se dá por meio de um sistema eficaz, onde os resíduos gerados são totalmente reaproveitados. De um lado, a água remanescente do tratamento adequado (efluente tratado) é lançada no Rio Jundiai, abastecendo, mais adiante, as cidades do entorno. De outro, o lodo gerado no processo de tratamento é transformado em fertilizante orgânico, por meio da compostagem em larga escala, sendo utilizado para a adubação de diversas culturas agrícolas e jardins. “Neste ciclo percebemos que se concretiza o conceito de que nada se perde, tudo se transforma“, enfatiza a especialista.

A Tera sugere às indústrias a modalidade offsite, na qual os efluentes são recolhidos no local da geração e transportados com segurança para estações de tratamento. Esse modelo é eficiente, seguro, atende às exigências legais e proporciona significativa economia, pois a empresa geradora não precisa arcar com despesas de construção, compra de equipamentos e operacionalização de uma unidade de tratamento.

Vantagens do tratamento offsite

Dentre as vantagens do tratamento offsite estão: garantia de que os resíduos estão sendo descartados adequadamente, evitando a corresponsabilidade legal em casos de geração de passivos ambientais; possibilidade da gestão focar totalmente no escopo principal do negócio; eliminação de imprevistos e acidentes ambientais que podem ocorrer nas estações de tratamento; todos os riscos operacionais são assumidos pelo terceirizado; e redução de custos trabalhistas, não havendo necessidade de contratação de mão de obra.

“Mais do que um requisito imposto pela nossa legislação, o tratamento de efluentes é uma prática de responsabilidade ecológica e uma forma de investimento, pois a empresa amiga do ambiente cumpre a lei, atua de modo sustentável e ganha o respeito e a fidelização do consumidor, indiretamente revertidos em lucro”, finaliza Lívia Baldo.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter