Príncipe Charles apoia a Declaração sobre Áreas Protegidas e Mudanças Climáticas

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá na Amazônia / Foto: Roger Leguen - WWF-Canon
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá na Amazônia / Foto: Roger Leguen – WWF-Canon

Em agosto, 17 países da América Latina assinaram a Declaração sobre Áreas Protegidas e Mudanças Climáticas, que será apresentada na XXI Conferência das Partes (COP-21) da Conferência Marco das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (UNFCCC).  A Declaração solicita o reconhecimento das áreas protegidas como uma solução natural para as mudanças climáticas. Os países se comprometem com a ampliação dos esforços, em escala nacional e regional, para a integração das áreas protegidas com as estratégicas de enfrentamento das mudanças climáticas, bem como com a inclusão de critérios de mudanças climáticas no desenho e manejo das unidades de conservação.

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, o Príncipe Charles (Sua Alteza Real Príncipe de Gales) manifestou seu apoio a essa Declaração.  O endosso do Príncipe ocorreu durante uma reunião de alto nível sobre desmatamento e mudanças climáticas, realizada em Londres, na Lancaster House.  O evento foi promovido pela organização International Sustainability Unit (I.S.U.), criada pelo Príncipe, e o Departamento de Energia & Mudanças Climáticas do Reino Unido.  Participaram da reunião, entre outros, a parlamentar britânica Amber Rudd; a ministra de Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França, Ségolène Royal; a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro de Meio Ambiente do Panamá, Mirei Endara; o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Tine Sundtoft; e o ministro do Meio Ambiente da República Democrática do Congo, Robert Bopolo Bogeza.

“Permitam-me aproveitar esta oportunidade para cumprimentar os ministros da América Latina aqui presentes por sua recente Declaração sobre Áreas Protegidas e Mudanças Climáticas, endossada por 17 países latino-americanos. Essa declaração pede que as áreas protegidas, num trabalho conjunto com as populações indígenas, sejam reconhecidas como uma solução natural para enfrentar as mudanças climáticas”, afirmou o Príncipe na reunião realizada hoje.

O apoio do Príncipe chega num momento crítico, um mês antes da realização da COP-21, evento onde será apresentado o documento.  A Declaração sobre Áreas Protegidas e Mudanças Climáticas é uma iniciativa liderada pela Rede de Áreas Protegidas dos governos latino-americanos – REDPARQUES –, com o apoio da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF.

“A Declaração da REDPARQUES é um excelente exemplo de cooperação transfronteiriça construtiva para fazer frente às mudanças climáticas. Assinada por 17 países da América Latina, entre os quais estão incluídos 8 dos 9 países amazônicos, a Declaração oferece uma solução natural e de custo eficaz para lidar com as mudanças climáticas.  O elogio feito hoje pelo Príncipe de Gales à iniciativa desses países irá fortalecer a Declaração e, espera-se, deverá incentivar a adesão de outros países”, observa Sandra Charity, líder da Iniciativa da Amazônia Viva da Rede WWF.

Países que assinaram a Declaração: Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Equador, França (Guiana Francesa), Guatemala, Guyana, Honduras, Nicarágua, Peru, Panamá, Uruguai, Venezuela e México. O documento é uma das várias contribuições da região amazônica  à “Visão de Conservação da Amazônia”, desenvolvida pelos países amazônicos dentro do Programa de Trabalho sobre Áreas Protegidas  (PoWPA, na sigla em inglês) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Fonte: WWF

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter