Morar perto de parques, bosques e jardins faz bem à saúde

Contato com a natureza estimula a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que ajudam a regular a ansiedade e a diminuir os níveis de estresse

Menos problemas decorrentes da poluição do ar, mais opções de atividades ao ar livre e qualidade de vida são apenas algumas das razões para morar próximo a áreas verdes, como parques, praças e florestas, uma alternativa que ganha cada vez mais adeptos que buscam benefícios em relação à saúde, tanto física quanto mental.

Poluição

A redução de problemas causados pela poluição do ar, um aspecto frequente nas grandes cidades, é um dos principais motivos para viver em áreas arborizadas. Ele ocasiona, por exemplo, uma série de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, que afetam especialmente crianças — que possuem o sistema imunológico mais indefeso.

Árvores

Além disso, espaços com boa oferta de árvores também ajudam a limitar o aumento de temperatura provocado pelo efeito estufa, que é alimentado diariamente pela emissão de gases poluentes (como o monóxido de carbono) produzidos pelos veículos e o dióxido de carbono (CO2) que vem das indústrias, entre outras fontes.

Atividades

Outro motivo para se morar próximo a áreas verdes é a possibilidade de realizar atividades ao ar livre e, com isso, ter um impacto positivo sobre a sua saúde. Quer saber a razão disso? É que muitos dos exercícios que podem ser feitos em praças, parques e florestas são aeróbicos, como caminhadas e corridas, o que resulta no uso de maior quantidade de músculos do corpo de forma simultânea.

O que você ganha com isso?

  • Tonifica a região muscular;
  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Diminui as chances de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Bem-estar

Outro benefício considerável das áreas verdes é que elas propiciam maior qualidade de vida para você e sua família, já que atuam diretamente sobre o seu bem-estar. Funciona assim: o contato com a natureza estimula a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que ajudam a regular a ansiedade e a diminuir os níveis de estresse.

Lazer

Ah, também não podemos esquecer que as áreas verdes também oferecem mais opções de lazer e diversão, como eventos ecológicos, feiras de gastronomia, atrações infantis, playgrounds, apresentações e até shows, que têm ocorrido com mais frequência em espaços abertos, tanto por iniciativa pública quanto privada. O objetivo é o de despertar o interesse pelo meio ambiente promover a interação dos moradores com os seus bairros.

E aí? Curtiu as dicas?

Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter