Conheça o tema da campanha global Hora do Planeta em 2018

Maior mobilização do mundo na conscientização sobre as mudanças climáticas, a Hora do Planeta será celebrada neste ano no próximo sábado, 24 de março, das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília), e terá como tema a hashtag #ConectadosNoPlaneta. A grande novidade é que, pela primeira vez, a campanha contará com uma estratégia de três anos, até 2020, com foco na relação entre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade.

A respeito da mobilização que será realizada no Brasil, há novas funcionalidades no site que facilitam a inscrição de atividades e mostram o caminho para quem tem interesse de participar.

Desde que foi lançada pela organização não governamental WWF, em 2007, na cidade de Sydney (Austrália), como um evento simbólico de apagar as luzes, a Hora do Planeta vem inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações a tomarem medidas em prol da segurança climática. Em 2017, foram promovidas ações nos sete continentes, em 187 países e territórios, com mais de 3.000 monumentos apagados. Somente no Brasil, 145 cidades e mais de 600 monumentos participaram, com o envolvimento de 250 mil pessoas.

Alerta necessário

Para o WWF-Brasil, o movimento de apagar as luzes ainda é um alerta necessário sobre os impactos das mudanças climáticas, que estão cada vez mais constantes e intensos. Prova disso é a grande quantidade de eventos extremos que ocorreram no ano passado, tal como os incêndios em Portugal e nos Estados Unidos, as inundações na Índia e os furacões Irma e Maria no Caribe. No Brasil, os desastres incluem recorde no número de queimadas, perdas na produção pela extensão do período seco e o racionamento de água que se estende pelo país, chegando primeira vez à capital federal.

Alicerce do planeta

O diretor-geral do WWF Internacional, Marco Lambertini, lembrou que biodiversidade e natureza sustentam nossas vidas, nossas economias, nossa saúde, nosso bem-estar e nossa felicidade. “É o alicerce do nosso planeta vivo. Estamos empurrando o planeta e seus sistemas naturais até o limite. A Hora do Planeta é nossa chance de usar nosso poder, como indivíduos e como um coletivo, para exigir e agir em prol da proteção deste planeta como recompensa a tudo que nos dá”, acrescentou.

Novo modelo

Para facilitar a participação, este ano o WWF-Brasil criou um novo modelo de adesões, que já podem ser feitas diretamente no site oficial da campanha (www.horadoplaneta.org.br). Ali, é possível que cidades, organizações (entre empresas, escolas, ONGs etc) e indivíduos coloquem seus planos para a data,  que vai desde um simples, mas muito significativo, apagar de luzes, até eventos e campanhas de engajamento e conscientização socioambiental.

Os eventos cadastrados são inseridos no Mapa da Hora, também no site, permitindo que as pessoas procurem por eventos e estabelecimentos participantes da Hora do Planeta nas regiões onde estiverem para irem no dia 24. Além disso, para ajudar os marinheiros de primeira Hora, foi colocado no site o Guia para Começar na Hora do Planeta: um material simples, com dicas do que fazer na fase prévia ao evento e durante os 60 minutos principais.

Assista ao vídeo da campanha Hora do Planeta 2018:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wNsNPltgV54]

Serviço
Evento: Hora do Planeta 2018
Data: 24 de março de 2018
Horário: 20h30 às 21h30
O que fazer: apagar as luzes totalmente, durante o período de 1 hora, além de engajar-se em atividades e campanhas programadas no site.
Locais: consultar no site www.horadoplaneta.org.br

Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter