Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega a Goiânia

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que associa recursos tecnológicos a conteúdos sobre a biodiversidade brasileira, chega a Goiânia nesta quarta-feira (04). A atração, que é gratuita e 100% acessível a pessoas com necessidades especiais, ficará na Praça da Cúpula, no piso 1 do Flamboyant Shopping Center até 18 de maio.

A exposição é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Goiânia é a décima terceira capital brasileira a receber a exposição, que foi lançada em março de 2015 e já atraiu mais de 5 milhões de pessoas.

O objetivo da Conexão Estação Natureza é promover o conhecimento dos ambientes naturais brasileiros, aproximando a natureza do dia a dia das pessoas. Entre as atrações que integram a exposição, duas chamam a atenção: o cinema sensorial 4D  e os óculos de realidade virtual.

No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de mil e trezentos quilômetros da capital goiana.

A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos: um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro o game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.

Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.

Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas ”inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

Atendimento às escolas

A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Flamboyant Shopping Center no telefone de contato (62) 3546-2068.

SERVIÇO

Conexão Estação Natureza

Data: de 04 a 18 de maio

Local: Flamboyant Shopping Center

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, n° 3.300, Setor Jardim Goiás

Horários: Durante o funcionamento do shopping

Classificação: Livre

Entrada gratuita

Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter