ICMBio promove seminário sobre gestão de unidades de conservação

evento icmbio
Imagem: ICMBio

De 22 a 26 de fevereiro de 2016, acontece em Brasília-DF o II Seminário Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação. Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e Fundação Gordon and Betty Moore, o seminário tem o objetivo de divulgar e valorizar iniciativas que sirvam de exemplo para a administração das unidades de conservação no País. Veja a relação dos trabalhos selecionados.

Temas diversos

Os temas abordam aspectos específicos da gestão das unidades, como visitação e ecoturismo, relação com as comunidades tradicionais, manejo de fauna, produtos da floresta e recursos pesqueiros, além da pesquisa voltada para a biodiversidade.

Servidores da APA de Cairuçu (RJ), por exemplo, vão abordar “Gestão Participativa através do Teatro do Oprimido junto às comunidades tradicionais de Paraty”. Já analistas dos parques da Chapada dos Guimarães (MT), das Emas (GO), da Chapada dos Veadeiros (GO) e da Serra do Cipó (MG) vão tratar da “Implantação de Sistema de Gestão de Turismo Ecobooking nos Parques Nacionais”.

Além de serem apresentados no seminário, os trabalhos serão reunidos em uma publicação do evento (revista) e inseridos na plataforma digital do ICMBio (www.icmbio.gov.br/praticasinovadoras).

Histórico

O I Seminário de Práticas Inovadoras na Gestão de UC foi realizado em 2014 e reuniu 55 exemplos de boas práticas de gestão das UCs. Nesta segunda edição, a proposta é ter um formato mais aberto e interativo, contando com participação de gestores e instituições parceiras do ICMBio.

A aprovação do edital foi decidida após várias reuniões do grupo de trabalho, que teve muito cuidado e preocupação na elaboração para permitir a inclusão de todas as unidades organizacionais do Instituto e parceiros.

Mais informações:

Comunicação ICMBio

(61) 2028-9280

Fonte: ICMBio

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter