CNA envia ofício a Justiça para defender 180 agroquímicos na Anvisa

Crédito: sxc.hu
Crédito: sxc.hu

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou ofício à Justiça Federal para defender o uso de 180 agroquímicos existentes hoje no mercado.

No documento dirigido às autoridades do Judiciário, a CNA solicita que a chamada tutela antecipada seja indeferida, “sob pena de se comprometer fortemente a produção agropecuária nacional, em razão da abrupta suspensão do comércio de produtos sem similar no mercado, ou cuja alternativa patenteada pode gerar um custo até dez vezes maior do que o dos genéricos hoje utilizados”.

Segundo a CNA estes produtos são largamente empregados na agricultura, inclusive pelos maiores produtores mundiais de grãos, como Estados Unidos e União Europeia, alguns há mais de 70 anos.

Ainda segundo a entidade, os esclarecimentos ao Judiciário foram necessários porque tramitam, na Justiça Federal, duas ações civis públicas que, embora não apresentem bases científicas internacionalmente aceitas, propõem a retirada imediata de nove princípios ativos do mercado de agroquímicos: parationa metílicos, lactofem, forato, carbofurano, abamectina, tiram, paraquate, 2,4-D e glifosato.

Saiba mais: Valor Econômico, 04/04/14

Participe da conversa no Facebook!

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter