Crédito: sxc.hu

Indústria descobre que reusar água dá dinheiro

Crédito: sxc.hu
Crédito: sxc.hu

Os empresários vêm descobrindo que é possível ganhar dinheiro com a reutilização da água gasta na produção industrial — seja pelo redirecionamento para outras atividades do processo produtivo, seja pela venda de esgoto tratado para outras indústrias. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de reúso da água nos 12 principais setores industriais do país já chega a 97%.

As ações mais avançadas se concentram nas indústrias automobilística, petroquímica (com destaque para a Petrobras) e de alimentos e bebidas. As ações vão desde o uso da água consumida na produção para lavagem de piso e descargas dos sanitários, até a adoção de sistemas de canaletas para captação de chuva.

Uma das ações vistas como de vanguarda pela CNI para o gerenciamento dos recursos hídricos é o projeto Aquapolo Ambiental. Por meio de uma parceria entre a Odebrecht Ambiental e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o esgoto tratado é vendido para o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá (ABC paulista), que utiliza o recurso no resfriamento das caldeiras. Em média, são fornecidos 650 litros de água de esgoto por segundo, volume equivalente ao consumo de água potável de 350 mil moradores. O fornecimento para a indústria está garantido por contrato de 41 anos, a um preço 70% mais barato.

Saiba mais: iG, 24/10/13

Participe da conversa no Facebook!

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter