23 de maio de 2022 in Sustentabilidade

Entenda como funciona o projeto Floresta+ Amazônia

Recompensar quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Este é o principal objetivo do projeto Floresta+ Amazônia, iniciativa lançada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD), com recursos do Fundo Verde para o Clima.

Com o objetivo de fortalecer a divulgação e disseminação do Projeto Floresta+ Amazônia, o MMA e o PnuD lançaram na quarta-feira, 4 de agosto, o site institucional do projeto. Nele, pessoas interessadas em conhecer detalhes de funcionamento da iniciativa encontrarão notícias, fotos, materiais para consulta e download, entre outros conteúdos multimídia. Também é possível fazer o cadastro para receber informações periódicas sobre os processos de implementação do projeto, impacto das ações e chamadas de editais.

Na página inicial do site, são apresentadas as quatro modalidades do projeto (Conservação, Recuperação, Comunidades e Inovação), dados de implementação, informações sobre quem pode participar e detalhes sobre a parceria entre o Fundo Verde para o Clima, o MMA e o PnuD. Nas diferentes abas do site, é possível consultar os objetivos de cada modalidade, público-alvo, critérios de elegibilidade, resultados esperados e as etapas de implementação, por meio de fluxogramas.

Periodicamente, os conteúdos serão atualizados para garantir o rápido acesso às informações do projeto aos diferentes públicos e a disseminação de informações. O site também está disponível na versão para celulares.

Pagamento por Serviços Ambientais

Com foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais e agricultores familiares, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais, assim como ações de inovação com o foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

A Estratégia Nacional para REDD+ também será fortalecida no projeto. Ela diz respeito a um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

O Projeto Floresta+ Amazônia é implementado por meio de parceria entre o MMA e o PNUD, com recursos do Fundo Verde para o Clima.

Para conhecer o novo site, acesse aqui.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter