15 de outubro de 2021 in Sustentabilidade

Nobel de Física 2021 premia trabalho que ajuda a entender o clima global

Syukuro Manabe está atualmente na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos/Foto: Johan Nilsson/TT News Agency/Direitos reservados

O americano nascido no Japão Syukuro Manabe, o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Giorgio Parisi venceram o Prêmio Nobel de Física 2021, anunciado em outubro, pelo trabalho que ajuda a compreender sistemas físicos complexos como a mudança climática da Terra.

Metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,15 milhão) será dividida em partes iguais para Manabe, que está com 90 anos, e Hasselmann, pela modelagem do clima da Terra e por terem previsto com precisão o aquecimento global.

A outra metade irá para Parisi, por descobrir as “regras escondidas” por trás dos aparentemente aleatórios movimentos de gases ou líquidos.

“Sistemas complexos são caracterizados pela aleatoriedade e desordem e são difíceis de entender”, disse a Academia Sueca de Ciências em comunicado. “O prêmio deste ano reconhece novos métodos para descrevê-los e prever seu comportamento em longo prazo.”

Manabe está atualmente na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Hasselmann atua no Instituto Max Planck para a Meteorologia, em Hamburgo, na Alemanha, e Parisi na Universidade Sapienza, em Roma.

A contribuição dos dois químicos permitirá fazer medicamentos “de forma menos prejudicial ao ambiente e com menor impacto no planeta”./Foto: Claudio Bresciani/TT News Agency/Direitos reservados

Nobel de Química

Os pesquisadores Benjamin List e David MacMillan ganharam o Prêmio Nobel de Química pelo trabalho de uma “ferramenta engenhosa de construir moléculas”. Os nomes foram anunciados na quarta-feira (6) em Estocolmo pelo Comitê do Nobel.

Os dois cientistas reportaram, de forma independente, o “desenvolvimento de catalisadores orgânicos assimétricos”. De acordo com a Academia Sueca, a contribuição dos dois químicos permitirá fazer medicamentos “de forma menos prejudicial ao ambiente e com menor impacto no planeta”.

Os catalisadores são substâncias que controlam e aceleram reações químicas, sem fazer parte do produto final. Por exemplo, os catalisadores em carros transformam substâncias tóxicas dos gases de escape em moléculas inofensivas. O corpo humano também contém milhares de catalisadores na forma de enzimas.

Agraciados

Benjamin List é alemão e atualmente dirige o Instituto Max Planck, na Alemanha, onde também faz suas pesquisas o Prêmio Nobel da Física deste ano, Klaus Hasselman.

David MacMillan é americano, estudou na Universidade da Califórnia – Berkeley e dirige o departamento de Química da Universidade de Princeton.

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021/@Rappler/Handout via Reuters/Direitos reservados

Nobel da Paz

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021. O anúncio foi feito hoje (8) em Oslo, na Noruega. O prêmio foi concedido “pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, pré-condição para a democracia e paz duradouras”.

“A senhora Ressa e o senhor Muratov recebem o Prêmio Nobel da Paz pela corajosa batalha pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”, disse Berit Reiss-Andersen, do Comitê Nobel norueguês.

“Ao mesmo tempo, eles representam os jornalistas que lutam por esse ideal num mundo onde a democracia e a liberdade da imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, acrescentou.

Neste ano, disputaram o Nobel da Paz 329 candidatos, 234 pessoas e 95 organizações.O número é ligeiramente superior ao do ano passado: 317.

Nem a relação dos candidatos nem de quem os propôs são divulgados até que se passem 50 anos. Eles só são conhecidos se forem divulgados diretamente por quem os propôs.

Os laureados com o Nobel da Paz vão receber o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (quase 1 milhão de euros), além de um diploma e uma medalha, em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, dia da morte do criador do prêmio, Alfred Nobel.

O jornalista Dmitry Muratov lembrou jornalistas que perderam a vida na mesma luta de procura da verdade e do direito à expressão, dedicando-lhes também o prêmio.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter