5 de julho de 2021 in Consumo ConscienteSustentabilidade

Saiba a importância da geração solar distribuída para o Brasil

Geração Solar Distribuída registra crescimento no Brasil

As projeções para setor de energia de Geração Distribuída (GD), modalidade em que o consumidor gera toda ou parte da energia elétrica que consome, são otimistas para 2021. Apesar de ser relativamente nova, a GD tem se mostrado promissora no mercado brasileiro, com números importantes principalmente no ano passado. E a expectativa é de maior crescimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o segmento deve gerar mais de 118 mil empregos neste ano e a projeção é que a Geração Distribuída receba cerca de R$ 17,2 bilhões em investimentos. 

No Paraná e em Santa Catarina, a busca pela modalidade de consumo, que traz economia de até 15% na conta de luz, alavancou. De 2019 para 2020, por exemplo, os crescimentos foram de 21,06% e 72,93%, respectivamente, em cada estado, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da economia de energia, essa modalidade também estimula a economia sustentável, apoiando o surgimento de geradoras de energia renováveis independentes.

“Estamos promovendo a divulgação da Geração Distribuída, pois acreditamos que é um negócio vantajoso para todas as partes envolvidas. Os números altos de novas adesões à modalidade em todo o país e nos estados em que a Gedisa está presente, Paraná e Santa Catarina, têm mostrado que é um setor muito promissor. Já estamos no setor de energia há mais de 15 anos com o fornecimento de GLP e geração de energia. Com a GD, conseguimos em um ano levar para mais de 500 clientes uma nova forma de consumir energia elétrica com desconto de até 15% na conta de luz. Só de 2019 para 2020, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões na modalidade para atingir mais negócios com os benefícios da GD”, afirma Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon, empresa especializada em soluções de energia para negócios.

Dentro do grupo, a Gedisa é a empresa de administração de cooperativas de GD, que atende comerciantes, pequenas e médias empresas com transparência, praticidade e sem custo de adesão.

Para quem não tem familiaridade com o assunto, a Geração Distribuída (GD) é a modalidade na qual o consumidor gera toda (ou parte) da energia elétrica que consome e é utilizada por meio da compensação de créditos, que serão abatidos da fatura de energia.

A energia fornecida pela modalidade GD, em grande parte, vem a partir de geradoras de energia renovável independentes. Esse processo somente é possível com a formação de cooperativas para que o consumo distribuído seja efetuado e, dessa forma, colher o benefício de em média 15% de desconto na fatura de luz elétrica.

Participação dos principais Estados geradores no total do Brasil de energia fotovoltaica, que tem origem na luz solar:

1 – Minas Gerais 19,2%
2 – São Paulo 12,6%
3 – Rio Grande do Sul 12,5%
4 – Mato Grosso 7,4%
5 – Paraná 6,6%

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter