Conheça empresas que fabricam brinquedos sustentáveis

Brinquedos sustentáveis são opção mais ambientalmente correta

Outubro já está aí na porta e, com este mês, se aproxima também o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. Claro que muito mais importante que os presentes é a presença e o amor dos pais e responsáveis, não é mesmo? De todo modo, para quem faz questão de providenciar algum mimo nesta data especial, o ideal é optar por brinquedos mais sustentáveis, que priorizem o ambientalmente correto.

Um bom exemplo é a Green Toys , empresa que fabrica os “brinquedos verdes”. Além de proporcionarem alegria às crianças, os produtos lidam com educação ambiental, reciclagem e redução de energia.

A principal matéria-prima da empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, são as caixas de leite. A partir delas, várias linhas de brinquedos são feitas, como jogos de chá, caminhões e discos para cachorros. Entre as opções mais procuradas, estão os caminhõezinhos de reciclagem, onde há divisões em que a criança pode depositar pequenas quantidades de vidro, plástico e papel, aprendendo a importância da reciclagem desde cedo.

Outro bom case é a belga ecoBirdy, que fabrica e comercializa mobiliário infantil com peças de resíduos plásticos reaproveitados. A empresa, que tem como foco a Economia Circular, criou todo um sistema que vai da coleta e reciclagem de brinquedos plásticos antigos e não utilizados até o design e a produção dos móveis.

O projeto é fruto da criatividade dos designers Joris Vanbriel e Vanessa Yuan. “Ao todo, 80% dos brinquedos plásticos acabam em aterros sanitários, incineradores ou no oceano. Ao dar ao plástico velho uma nova vida, nosso objetivo é libertar nosso ecossistema do seu impacto pernicioso. Como utilizamos tecnologias inovadoras, feitas para a reutilização de plásticos, não há necessidade de adicionar pigmentos ou resinas”, afirmam os profissionais.

O Instituto Akatu, que é especializado em consumo consciente, listou cinco dicas de experiências e de brinquedos sustentáveis para fazer com as crianças:

1 – Avião

Crédito: céu de borboletas/divulgação

Um pregador de roupas e três palitos de sorvete podem se transformar em um divertido avião. Basta colar dois palitos de sorvete na ponta em que o pregador de roupa tem a abertura, para simular as asas. Já o terceiro, deve ser colado na outra ponta. Quem preferir, ainda pode colorir.

2 – Jogo de Xícaras

Crédito: céu de borboletas/divulgação

Quem diria que embalagens de iogurte e uma caixa de leite têm vocação para se transformar num jogo de chá? Iogurtes vendidos em bandejas viram xícaras, com alças feitas de EVA ou papelão. Já o bule é feito com uma caixa de leite.

3 – Casinha de boneca

 

 

 

 

 

 

Embalagens de amaciante ou desinfetante podem virar casinhas de bonecas. É preciso fazer uma abertura lateral, simulando uma porta. Depois do recorte, o fundo da embalagem pode ser revestido. A decoração fica por conta de adesivos ou desenhos.

4 – Foguete

Crédito: céu de borboletas/divulgação

Rolos de papel higiênicos empilhados e colados viram… um foguete! Com o próprio rolo aberto e dobrado em formato de triângulo se faz a ponta. O suporte da base pode ser feito com papel. Depois, é só recortar as janelas e encaixar bonecos para uma viagem espacial.

5 – Pebolim

Crédito: céu de borboletas/divulgação

A caixa de sapato que iria para o lixo vira palco da disputa de dois grandes times de pebolim. O segredo é medir a lateral da caixa e dividir o espaço para os furos. Em seguida, varetas de madeira devem ser traspassadas de um lado para o outro. É nelas que vão os pregadores — ou melhor, os jogadores.

Experiências para curtir com os pequenos:

1 – Passear no parque

Crédito: simplifica/divulgação

Passear no parque pode ser uma atividade ainda mais prazerosa quando aliada a um piquenique. Leve lanches naturais, sucos, geleias e frutas. E uma sacolinha, para recolher o lixo no final. Se você está em São Paulo, curta o Parque do Ibirapuera, o Parque Villa-Lobos ou o Parque da Água Branca. No Rio, escolha entre o Parque Lage, o Parque da Catacumba ou a Lagoa Rodrigo de Freitas, que também permite piquenique. Em Belo Horizonte, há o Parque Municipal Américo Renné Giannett, o Parque Amílcar Vianna Martins e a Praça do Papa. Já em Salvador, o Parque da Cidade, o Parque Metropolitano de Pituaçu e o recém-inaugurado Parque dos Ventos são ótimas opções. Importante: em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, o uso de máscara é obrigatório para frequentar esses espaços, que também estão funcionando em dias e horários específicos.

2 – Brincadeiras antigas

Crédito: tempo livre/divulgação

Que tal resgatar brincadeiras dos velhos tempos, como pega-pega, pipa, queimada e bolinha de gude? Além da diversão em si, essas atividades estimulam os exercícios físicos e beneficiam a saúde das crianças. Patinetes e bicicletas também estão liberadas nos parques, desde que com equipamentos de segurança. Uma boa opção é montar um roteiro de caça ao tesouro, espalhando dicas e um prêmio no final. A atividade envolve o raciocínio rápido e também o espírito de equipe.

3 – Atividades culturais

Crédito: olhar conceito/divulgação

Criança também merece ter contato com cultura. Nesta época do ano, as cidades têm uma vasta programação infantil, de peças de teatro a espetáculos de música clássica. Em São Paulo, o programa Meu Primeiro Musical, no Theatro Municipal, traz apresentações que contam a trajetória de Heitor Villa Lobos, um dos maiores nomes da música erudita.

4 – Contação de Histórias

Crédito: jornal a voz da semana/divulgação

Estimular o gosto pela leitura ajuda no desenvolvimento das crianças. Além das feiras de livros, que ganharam espaço até mesmo nos shoppings, leve seus pequenos a eventos com contação de histórias. A Biblioteca de São Paulo e a Vila Lobos estão com programação especial para as crianças no mês de outubro. Na região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, a Associação Centro Cultural Viva promove o Festival de Circo de  Duas Barras, também com contação de histórias. E o CCBB de Belo Horizonte oferece uma programação que envolve arte e cultura, com oficinas e práticas culturais.

5 – Estar junto!

Crédito: Instituto Alana/divulgação

A verdade é que não importa muito o lugar, momentos em família ficam marcados na trajetória das crianças. Se decidirem ficar em casa, aproveita a data especial para fazer experimentos, cozinhar com os pequenos ou promover uma festa do pijama.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter