30 de agosto de 2019 in Sustentabilidade

Usuários do Bike Salvador já percorreram o equivalente ao litoral da Rússia em 2019

De janeiro a junho deste ano, os usuários do Bike Salvador, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com patrocínio do Itaú Unibanco, completaram um total de 33 mil quilômetros percorridos. 

Salvador Vai de Bike se consolidou na cidade/Foto: Max Haack/Agecom

O registro é de quase o tamanho de todo o litoral russo – o terceiro maior do mundo, com 37 mil km -, mostrando que os soteropolitanos adotaram as bicicletas como meio de transporte diário.

Com o uso de bicicletas, os moradores de Salvador não só alcançaram a Rússia, como também foram responsáveis por uma economia de 28 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera e poderiam ter pedalado por quase cinco meses seguidos, somando todos os minutos percorridos de bike na capital baiana.

A cidade registra a maior concentração de viagens em dias úteis, durante os horários de rush. Com picos de uso de segunda à sexta entre 7h e 9h e das 17h às 19h, o que mostra que o sistema entrou para o cotidiano dos soteropolitanos como um modal de transporte para a ida e retorno das atividades do dia a dia.

As estações mais utilizadas se alternam durante a semana por conta da rotina dos usuários. A estação mais procurada é a Central Porto da Barra – tradicional ponto turístico da cidade.

O projeto
O projeto Bike Salvador, patrocinado pelo Itaú, que foi modernizado no início de 2018, opera com a tecnologia mais moderna do mercado, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.

Em nível geral, o Itaú Unibanco mantém atualmente cerca de 15.000 bicicletas, com mais de 20 milhões de viagens já realizadas, o que contribuiu para a melhoria dos deslocamentos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), além de Buenos Aires, na Argentina, e também em Santiago, no Chile.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter