Lixo eletrônico é um dos grandes problemas ambientais deste século/Foto: José Cruz/Agência Brasil
22 de julho de 2019 in Consumo Consciente

Você sabe onde descartar lixo eletrônico em Salvador?

Carregadores de celular, drives de computador e cartuchos de impressora são apenas alguns exemplos dos resíduos eletroeletrônicos que vemos nas lixeiras de Salvador diariamente. 

Lixo eletrônico é um dos grandes problemas ambientais deste século/Foto: José Cruz/Agência Brasil
Lixo eletrônico é um dos grandes problemas ambientais deste século/Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em meio à “Era da Tecnologia da Informação”, a demanda por aparelhos como smartphones, notebooks e tablets é crescente, o que estimula o descarte inadequado desses equipamentos no ecosistema. Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estimam que a montanha de lixo eletrônico global cresça quase 42 milhões de toneladas todos os anos.

Cada vez mais modernos e repletos de recursos, novos celulares, computadores e demais equipamentos conquistam consumidores em todo o mundo. Depois de adquirirem as novidades, os amantes da tecnologia, contudo, desconhecem o que fazer com os aparelhos antigos, e o destino costuma ser a lata do lixo. (veja os locais no final da matéria).

“Meu smartphone antigo teve um problema e constatei que o conserto sairia mais caro que comprar um novo. Acabei adquirindo um modelo melhor e jogando fora o que não prestava mais”, afirma ao CORREIO Sustentabilidade a estudante universitária Andreza Evany dos Santos, 21 anos. Sem saber, a jovem estava contribuindo com a possibilidade de contaminação do solo e de recursos hídricos com metais pesados, semimetais e outros compostos químicos que estão nos componentes internos dos eletroeletrônicos como televisores, celulares, notebooks e CPUs.

Entre essas substâncias tóxicas, estão o chumbo, mercúrio, cádmio, berílio, entre outros. O contato direto com esses elementos químicos, através da inalação ou da pele, pode provocar distúrbios no sistema nervoso, disfunções renais e pulmonares, câncer e outras doenças, além de afetar o cérebro.

Impactos

“As partes constituintes dos equipamentos pós-uso são de difícil degradação pela natureza e algumas contém substâncias perigosas que, se incorporadas, podem prejudicar a saúde”, explica a professora doutora Viviana Zanta, coordenadora do Grupo de Resíduos Sólidos Urbanos da Ufba. “Além disso, qualquer descarte gera outros impactos negativos, como lançamentos de outros tipos de resíduos, o que vai comprometendo cada vez mais a salubridade do ambiente”, completa.

A professora esclarece que, em microcomputadores, o plástico corresponde a 23 % da massa do microcomputador, sendo que 15 % dessa massa possui retardantes de chamas. “Algumas dessas substâncias podem ser tóxicas e há também pigmentos e estabilizadores (chumbo, cádmio, níquel, etc) que, individualmente, também podem ser prejudiciais à saúde. Ressalto que o nível de periculosidade está relacionado às concentrações dessas substâncias no material, a forma como elas são liberadas no meio ambiente e a via de contaminação para os seres humanos e outras espécies. No entanto, práticas como a queima descontrolada dessas substâncias apresenta sérios riscos de liberar gases tóxicos cancerígenos ”.

Antes de se abordar a questão do descarte, porém, a especialista sugere que a sociedade adote um consumo mais consciente. “O primeiro questionamento que devemos fazer é se precisamos realmente adquirir cada vez mais novos produtos eletroeletrônicos. Você já pensou sobre quantas vezes nos últimos dez anos trocou de celular? ”

O que fazer

Em Salvador, a coleta de equipamentos eletrônicos é feita por ONGs, associações e empresas privadas que trabalham em parceria com cooperativas de reciclagem. Uma vez pesados, esses materiais são comercializados e reaproveitados para dar surgimento a outros produtos.

Um bom exemplo é a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), sediada no bairro de Massaranduba. “Temos parceria com o instituto GEA, de São Paulo, que nos capacitou para fazer a desmontagem dos equipamentos eletrônicos”, explica a presidente da entidade, Michelle Almeida. “Pedimos aos parceiros, empresas privadas e demais entidades que nos procurem, em vez de descartar esses materiais inadequadamente”, acrescenta.

Os resíduos reaproveitáveis tratados pela Camapet são comercializados para uma segunda cooperativa, de São Paulo, sendo que muitos desses materiais acabam exportados para integrar a composição de joias caras, feitas com bronze, prata e ouro, transformando o lixo em luxo. “Os cooperados ainda conseguem incrementar a renda com esse trabalho”, diz Michelle.

A Camapet é parceira no Programa Recicla Já Bahia, que tem como foco a destinação adequada dos resíduos eletrônicos e mantém atualmente dez pontos de coleta no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A iniciativa foi idealizada pela extinta Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e teve suas funções assumidas pela Superintendência de Patrimônio, da Secretaria da Administração (Saeb).

A coleta é realizada mensalmente em parceria com a Camapet. Nos últimos dois anos já foram coletados cerca de 7 mil itens. A meta é atender à demanda dos servidores para descarte de objetos trazidos de suas casas. Por sua vez, o Parque Tecnológico também conta com coletores, que recebem, além dos materiais mais comuns, pilhas e baterias – normais e alcalinas -, que são consideradas lixo tóxico.

Confira alguns locais da capital baiana para descartar seu lixo eletrônico:

Local Endereço Contato

Fábrica Cultural

Rua Rosalvo Barbosa, ao lado da Igreja São Jorge, na Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa

(71) 3316 – 1644.

Projeto Inclusão Socio-Digital

Centro Comercial Iguatemi, salas 122 e 123

(71) 3033-4821. Ou contato@inclusaosociodigital.com.br

Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores, Salvador . Aceita o descarte de pilhas e baterias

(71) 3417-6001

JJ Lixo Eletrônico

Rua Jogo do Carneiro, 54, Nazaré.

(62) 3549-7688, sede da entidade, em Goiânia

Salvador Norte Shopping

BA-526, 305 – São Cristóvão, Salvador. Posto de coleta localizado no piso L1, ao lado do balcão de informações

(71) 3417-6500

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter