Nova série da Netflix convida mundo a conservar a biodiversidade [assista ao trailer]

Quer uma dica de série para este fim de semana? Então assista Nosso Planeta (Our Planet), disponível na Netflix. Produzida pela Silverback Films em colaboração com o WWF, a série de oito episódios tem o objetivo de criar um movimento global em defesa da natureza e, por essa razão, pretende alcançar milhões de pessoas em todo o mundo. 

Our planet

O projeto é lançado em um momento crítico em que o meio ambiente encontra-se ameaçado como nunca antes. Só para se ter ideia, as populações globais de espécies de vertebrados diminuíram, em média, 60% desde 1970 – menos do que o período de uma vida, segundo dados recentes do relatório Planeta Vivo 2018, do WWF.

“Hoje nos tornamos a maior ameaça à saúde de nossa casa, mas ainda há tempo para enfrentarmos os desafios que criamos, se agirmos agora. Se as pessoas puderem realmente entender o que está em jogo, acredito que esperam que os negócios e os governos continuem com as soluções práticas. E como espécie, somos especialistas em resolver problemas. Mas ainda não nos aplicamos a esse problema com o foco necessário. Podemos criar um mundo com ar e água limpos, energia ilimitada e estoques pesqueiros que nos sustentem no futuro”, defende David Attenborough, embaixador e naturalista do WWF que narra a série.

O diretor executivo do WWF-UK e conselheiro de Conservação do projeto Nosso Planeta, Colin Butfield, afirma que somos a primeira geração a conhecer o impacto total do que estamos fazendo em nosso planeta e a última que tem a chance de fazer qualquer coisa sobre isso. “Se as pessoas em todo o mundo falam e dizem que vale a pena proteger nosso planeta, nossos líderes não terão escolha senão ouvir. Esperamos que o Nosso Planeta incentive uma das conversas mais importantes do nosso tempo – sobre a casa que todos nós compartilhamos”, projeta.

Por meio das iniciativas da série Nosso Planeta, o WWF aproveita a oportunidade para conscientizar, educar e mudar atitudes em relação à conservação. Além disso uma série de recursos online gratuitos no OurPlanet.com foi criada para ajudar pessoas de todas as idades a entender a importância dos habitats da Terra e como eles podem ajudar a protegê-los para as próximas gerações. O site está focado nos oito biomas introduzidos na série e permite que os visitantes mergulhem nos desafios e soluções mais urgentes do mundo natural.

Recursos educacionais

OurPlanet.com também fornecerá uma grande variedade de recursos educacionais para escolas, grupos de jovens e famílias para envolver os jovens na conversa global em torno da série, o que inclui materiais para sala de aula e guias para educadores, uma plataforma ‘Our Planet Live’ que oferece ligações ao vivo com especialistas para salas de aula em todo o mundo e um inovador aplicativo de identidade natural chamado Seek, desenvolvido para o projeto pela iNaturalist, que ajuda os naturalistas iniciantes a obter uma melhor compreensão do seu ambiente local e da biodiversidade global.

5 números sobre o estado da biodiversidade do mundo*

  • Menos da metade (49%) das pessoas em 10 dos países com maior biodiversidade do mundo estão muito convencidas de que a biodiversidade – nossa ‘rede de segurança’ ou ‘teia de vida’ – está em declínio;
  • No Brasil, que pertence a esse grupo, o percentual é um pouco menor: 47%;
  • Apenas 39% percebem que dependemos da natureza e da biodiversidade dos principais elementos da vida, como alimentos, água e ar limpo – enquanto no Brasil, a taxa é de 30%;
  • A maioria dos entrevistados (70%) dos 10 países se sente pessoalmente responsável por proteger a natureza e a biodiversidade – a estatística brasileira é 67%;
  • 65% dizem que o compromisso de seus governos para protegê-lo é insuficiente – para o Brasil, o percentual é de 78%.

*Fonte: pesquisa online sobre biodiversidade feita pelo WWF em 10 países, entre os dias 3 e 13 de março de 2018.

Assista ao trailer oficial da série:

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter