13 de maio de 2019 in Consumo Consciente

Chamada pública da Coelba busca eficiência energética das empresas

Convocar a participação da sociedade em propostas que desenvolvam medidas para promover a eficiência energética é o principal objetivo das Chamadas Públicas de Projetos, lançadas pela Coelba anualmente. Podem se inscrever clientes das classes de consumo Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviços Públicos e Residencial (condomínios).

DKsamko/Getty Images/iStockphoto

Para participar é preciso apresentar um projeto de Eficiência Energética com a indicação de quais mudanças são desejadas para o local, como a substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.

“A Chamada Pública é um mecanismo criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para convocar a apresentação de projetos de eficiência energética com o objetivo de aproximar a distribuidora dos consumidores, tornando o processo de seleção mais transparente, democrático e com maior participação da sociedade”, afirma Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência da Neoenergia.

Os recursos disponibilizados pela Chamada Pública fazem parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. As diretrizes para a elaboração dos programas encontram-se estabelecidas na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, bem como aquelas contidas nas resoluções da Aneel específicas para a eficiência energética.

Por meio desse instrumento, todos os interessados poderão apresentar propostas de projetos voltados a incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.
O envio das propostas será realizado através do Portal de Chamada Pública de Projetos, disponível no link abaixo, com prazo limite até 28 de maio, conforme cronograma presente no Edital.

Principais benefícios dos projetos de eficiência energética:

  • Redução no consumo e na conta de energia elétrica;
  • Redução de custos com manutenção e operação, a partir da otimização dos equipamentos e/ou processos;
  • Maior vida útil dos equipamentos eficientes instalados.
Prédios públicos
Entre os prédios públicos da Bahia que já foram ‘eficientizados’ por meio das chamadas públicas da Coelba estão: Teatro Castro Alves, Maternidade Iperba, Mansão do Caminho, Hospital Roberto Santos e Hospital Geral do Estado (HGE). Já em processo para serem contemplados, a gerente de eficiência energética da companhia cita o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), Hospital Santa Izabel e Biblioteca dos Barris.
 * Clique aqui​ e acesse o Edital de Chamada Pública de Projetos  REE 001/2019
 * Clique aqui e acesse o Portal de Chamada Pública de Projetos – REE 001/2019
*  Clique aqui​ e acesse Apresentação de Chamada Pública.

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter