Como criar hortas urbanas e escolares em Salvador?

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação, lançou neste mês de agosto o Guia para a Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares, uma cartilha digital que ensina como criar e cuidar de uma horta. 

Baixe aqui.

Segundo informou o site do jornal CORREIO, o guia traz uma espécie de passo a passo para quem quer manter uma horta. A linguagem é simples e usa imagens de apoio para explicar melhor. Há também dicas dos cuidados que se deve ter para escolher o local, com a drenagem do terreno, dimensões dos canteiros, condições do solo e mais.

O tutorial ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e dá dicas da época ideal para se plantar em Salvador. Também traz um fichário com ilustração para consulta rápida das características de 30 hortaliças.

A Prefeitura tem apoiado iniciativas de cidadãos que querem ocupar áreas de modo sustentável. Em 2016, Salvador ganhou sua primeira horta em espaço público. Atualmente, já são 13 hortas distribuídas pela cidade, sendo nove urbanas e quatro em escolas do município.

Recebimento dos pedidos
A participação da Prefeitura envolve o recebimento dos pedidos de implantação das hortas (através do telefone 3611-3802), a avaliação técnicas da área onde os futuros canteiros serão instalados e reuniões com moradores para apresentação do projeto. Além disso, limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas também fazem parte da assistência dada pelo poder municipal.

De acordo com André Fraga, secretário da Secis, toda semana há pedidos para a criação de horta em algum bairro de Salvador. “Já temos cerca de 85 solicitações para serem avaliadas. Nem todas, infelizmente, são possíveis de serem atendidas por diversos motivos, seja técnico ou por falta de engajamento dos próprios moradores que fizeram a solicitação”. Para conhecer mais projetos da área, acesse http://ssamataatlantica.com/.

Que tal estimularmos mais o plantio e a manutenção de hortas nas cidades brasileiras?

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter