Prefira produtos biodegradáveis

Você já ouviu falar em materiais biodegradáveis? São aqueles que, depois de utilizados, podem ser naturalmente decompostos pelos micro-organismos, perdendo assim suas propriedades químicas nocivas ao meio ambiente. Atualmente, o mercado disponibiliza uma grande variedade de produtos com esse selo. Itens de limpeza e higiene, solventes, desengraxantes e até sacos plásticos já estão disponíveis em versões biodegradáveis.

Por isso, quando for comprar algum desses produtos, verifique se existe uma opção que não agrida tanto o meio ambiente e dê preferência a este. A tendência para trocar os produtos químicos convencionais por versões biodegradáveis é tão forte que alguns países já criaram normas para obrigar alguns setores econômicos a adotarem esses materiais.

As tradicionais embalagens plásticas utilizadas em todo o mundo são produzidas a partir de resinas derivadas de fontes fósseis (não renováveis) e acabam submetidas a um tempo de degradação muito longo, podendo prejudicar o meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta. Por essa razão, cresce o conceito das embalagens biodegradáveis, que em contato com o solo podem ser decompostas em semanas, em vez de em quatro séculos – tempo que o plástico comum, a base de polietileno, leva para se decompor no ambiente.

Por que o plástico biodegradável é bom?

O plástico em si tem valor pela sua capacidade de criar produtos resistentes e duráveis (por exemplo na embalagem de produtos alimentares, no transporte e construção civil). A biodegradabilidade deve, pois, ser encarada como uma funcionalidade adicional, quando a sua aplicação exige uma forma barata de destruição do produto, depois de ter cumprido a sua função (por exemplo, para embalagem e proteção de alimentos e para os manter frescos). Exemplos de produtos biodegradáveis úteis são:

  • Embalagem de alimentos – embalagem que pode ser decomposta conjuntamente com o seu conteúdo, quando o produto termina a data de validade ou se deteriora. Ou pode ser consumida junto com o produto, as chamadas embalagens comestíveis;
  • Agricultura – lâminas de plástico que podem ser misturadas na terra com o composto e as sementes;
  • Medicina – suturas absorvíveis; pequenos dispositivos contendo medicamentos, que se desfazem no interior do corpo.
Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter