Linha de Investimentos Sociais do BNDES revitaliza assentamento no entorno da Usina Teles Pires

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedeu apoio financeiro de R$ 8 milhões para projeto de revitalização do Assentamento São Pedro, localizado no entorno da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no município de Paranaíta, Mato Grosso. Os recursos são da Linha de Investimentos Sociais de Empresas (Linha ISE), incluídos como subcrédito no financiamento concedido à Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP).

Para execução do projeto, foi firmado, na quarta, 17, na sede do BNDES, no Rio, acordo de cooperação entre a CHTP, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Município de Paranaíta e o Instituto Centro de Vida (ICV). Participaram da cerimônia o superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES, Nelson Siffert, a presidente do INCRA, Maria Lúcia Falcón e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CHTP, Marcos Azevedo Duarte.

O projeto social, que beneficiará mais de 785 famílias (cerca de 5.450 pessoas), tem como objetivos principais: diminuir o êxodo rural, fixando os jovens no campo; promover a diversificação produtiva, através do estímulo ao associativismo e o empreendedorismo, preparando os assentados para transformar suas propriedades em fonte de renda permanente; regularizar a situação fundiária dos assentados com apoio do INCRA e promover de forma sustentável a recuperação e a conservação ambiental, através da recomposição das matas ciliares, da formação de corredores ecológicos e da capacitação dos assentados para a utilização de manejos sustentáveis.

Localizada no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta, no Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará, a UHE Teles Pires, com cinco unidades geradoras, possui capacidade de geração instalada de 1.820 MW de energia. Maior financiador de obras de infraestrutura no Brasil, o BNDES aprovou financiamento de R$ 2,4 bilhões ao empreendimento em 2012.

Fonte: BNDES

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter