Fortaleza aposta em visão até 2040 para vencer Desafio das Cidades

O Projeto Fortaleza 2040 é um planejamento que contempla, pela primeira vez, o desenvolvimento de Fortaleza para o curto, médio e longo prazos, abrangendo temas como economia, urbanismo e mobilidade. Por meio dele, a cidade visa criar estratégias em diversas áreas para alterar os indicadores e possibilitar a sustentabilidade local. No período de dois anos de elaboração do plano, serão revisitadas as propostas já existentes de planejamento do município. Esse é apenas um dos projetos municipais reportados na plataforma de Registro Climático Carbonn, que recebe as ações das cidades rumo a uma economia de baixo carbono e é utilizado como base das análises do Desafio das Cidades 2015/2016.

Organizado pelo WWF global em parceria com o ICLEI, o Desafio das Cidades foi criado no âmbito da Hora do Planeta para reforçar a importância de se manter o espírito de combate ao aquecimento global daqueles 60 minutos durante todo o ano. Pela terceira vez disputado também no Brasil, o prêmio ganha importância com o Acordo de Paris, que reconheceu os governos locais (municípios) como peças fundamentais para alcançar o objetivo de frear o aumento da temperatura no planeta em até 2oC, tentando chegar a 1,5oC.

Neste ano, dez cidades estão concorrendo ao posto de Capital Nacional da Hora do Planeta, Fortaleza entre elas.

Baseado nos conceitos de coletividade e mobilidade urbana sustentável, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANSFOR prioriza a implantação de corredores exclusivos para o transporte público, com ônibus articulados e biarticulados. A expectativa é de que ele reduza o tempo de viagem e os custos do transporte, e, ainda, melhore a segurança.

A rearborização urbana é outra das prioridades de Fortaleza, que visa manter a biodiversidade, o equilíbrio ambiental e climático da cidade, além do bem-estar da população. A expectativa é chegar a 35 mil árvores plantadas ainda este ano, e a 100 mil até dezembro de 2020.

Desde 2013, o programa Reciclando Atitudes visa despertar a reflexão da sociedade para a gestão adequada de resíduos sólidos através de ações socioambientais de sensibilização, formação, estruturação e fiscalização, buscando a redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais.

A recuperação de sistemas de drenagem, limpeza e urbanização de lagoas, instalação de “ecopontos”, desapropriação e reassentamento de famílias residentes em áreas de risco também são pauta das medidas tomadas pela prefeitura e que credenciam Fortaleza como uma das dez cidades concorrentes ao Desafio. Em breve, as três finalistas serão conhecidas.

Ao lado de Betim, Campinas, Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, Fortaleza tem suas ações analisadas por um júri internacional, que decidirá as três finalistas brasileiras do Desafio das Cidades da Hora do Planeta 2015/2016.

Fonte: WWF Brasil

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter