Milhares de peixes mortos aparecem na Baía da Guanabara, no Rio

peixes mortos baía de guanabara
Milhares de peixes apareceram mortos na Baía de Guanabara, na Ilha do Governador. Inea investiga causas / Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia

RIO DE JANEIRO (Reuters) – Milhares de peixes mortos tomaram nesta quarta-feira o litoral da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, num local não muito distante de onde serão realizados eventos dos Jogos Olímpicos deste ano na cidade, disseram autoridades ambientais.

O incidente é o mais recente envolvendo a qualidade da água na baía, onde acontecerão provas de vela, maratona aquática e triatlon durante os Jogos em agosto.

“Os técnicos constataram a presença de lixo na água e na areia da praia e quantidade considerável de peixes mortos da mesma espécie, sardinha ‘boca-torta'”, disse o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em comunicado.

“Esta espécie, por seu baixo valor comercial, costuma ser objeto de descarte por barcos comerciais pesqueiros, conforme já verificado nesta mesma região em outras ocasiões.”

Além do lixo que flutuava no litoral, o Inea disse que seus técnicos não constataram “outras anormalidades visuais na água. O Inea informou que foram coletadas amostras da água para testes laboratoriais e o resultado será divulgado em cinco dias.

Quando o Rio de Janeiro se candidatou para sediar os Jogos de 2016, a cidade disse que reduziria em 80 por cento o total de esgoto in natura lançado na baía, mas já confirmou que não conseguirá atingir essa meta.

No ano passado, um relatório independente apontou a existência de níveis perigosos de vírus e bacterias nas águas da Baía de Guanabara.

*Por Andrew Downie

Fonte: Reuters

Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter