Prefeitura de Porto Alegre estuda criar serviço de compartilhamento de carros

A Prefeitura de Porto Alegre estuda criar um serviço de compartilhamento de carros, semelhante ao BikePOA, serviço de aluguel de bicicletas que já existe na capital do Rio Grande do Sul. Desde novembro, o governo municipal estuda a legislação pertinente à atividade e a viabilidade econômica das estações de automóveis.

A ideia, que será apresentada ao prefeito José Fortunati no final de janeiro, é que o usuário pague uma taxa para utilizar o carro e deixe-o à disposição em outros pontos da cidade para outros motoristas. Em seguida, se aceita a proposta, será enviado um projeto de lei à Câmara de Vereadores autorizando o uso compartilhado de automóveis.

compartilhamento carro paris
Estação de compartilhamento de carros em Paris, na França / Foto: ehpien/ Flickr/ (cc)

Tendência nos Estados Unidos e na Europa, o serviço de compartilhamento de automóveis ainda é incipiente no Brasil, já estando disponível em São Paulo e em Recife.

Na capital gaúcha, a Prefeitura tem expectativa de utilizar carros elétricos, não poluentes, recarregáveis nas próprias estações. As multas por infrações de trânsito ficarão a cargo da empresa prestadora do serviço, que terá acesso aos dados dos usuários, podendo identifica-los.

*Redação

Fonte: ClicRBS

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter