Programa Água Brasil encerra resultados de 5 anos de atuação com plantação da muda de número 1 milhão

Água brasil 2
Em 2010, de uma parceria entre Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas surgiu o Água Brasil, um Programa que dissemina práticas sustentáveis nas cinco regiões do País, com projetos em sete bacias hidrográficas e cinco cidades / Foto: WWF Brasil

No seu quinto ano de atuação, o Programa Água Brasil fez um balanço das principais realizações e lançou, desde outubro, cartilhas técnicas sobre cada uma das sete bacias hidrográficas onde desenvolveu projetos piloto de conservação da água e dos rios. Ao longo dos últimos três meses a equipe passou por cidades como Belo Horizonte, Natal, Caxias, Rio Branco, entre outras, além de Planaltina, no Distrito Federal, onde foi realizado o evento de encerramento.

Finalizando o cronograma de ações de apresentação dos resultados, no último dia 12/12 o Água Brasil realizou um evento de comemoração do plantio de 1 milhão de mudas, meta conquistada pelo eixo Água e Agricultura ao longo de cinco anos de atuação do Programa. A solenidade ocorreu na comunidade do Taquara, em Planaltina (DF), uma das beneficiadas pelo projeto.

As mudas foram plantadas nas sete bacias hidrográficas beneficiadas, com o objetivo de aumentar a quantidade de vegetação, melhorar o fluxo de água e a qualidade dos recursos hídricos do País. A ação reuniu secretários do Meio Ambiente de cidades como Brasília e Rio Branco, além de funcionários do Banco do Brasil, parceiros, beneficiários do Programa e a comunidade local. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados obtidos pelo projeto, que começou em 2010.

Nas sete bacias, buscou-se implementar as boas práticas agropecuárias mais adequadas a cada realidade, considerando a aptidão agrícola e suas características geográficas, econômicas e sociais. O Programa respeita os atores locais e suas práticas de cultivo em uma relação profunda de troca de experiências e compartilhamento de saber. O Programa, iniciativa do Banco do Brasil em parceria com WWF, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, também lançou diversos portfólios de boas práticas agropecuárias adaptadas à realidade de cada região, tanto na atuação em meio rural, como em meio urbano.

Por meio de boas práticas na agricultura e na pecuária, o Programa Água Brasil conquistou resultados importantes: 681 hectares restaurados, 2.542 hectares com terraceamento realizado, 1.639 hectares de fragmentos conservados, 635 cisternas de uso doméstico construídas e um milhão de mudas plantadas, contribuindo para a qualidade da água e do ar, evitando a erosão do solo.

“Em tão pouco tempo atingimos transformações no meio ambiente refletindo benefícios diretos para sociedade que seria impossível sem o apoio e investimento de quase 200 parceiros espalhados pelas 12 localidades de atuação do programa”, comenta Cristiano Cegana, coordenador do Programa Água Brasil.

Além do eixo rural, o Água Brasil também apresentou os resultados alcançados até o momento no eixo urbano, chamado de eixo Cidades Sustentáveis do Programa. Nas visitas às cidades foram realizadas capacitações sobre consumo sustentável e pegada ecológica, além da distribuição de cartilhas sobre o descarte de resíduos sólidos e, também, sobre técnicas de compostagem, além de entregar novos galpões de trabalho para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

“Depois de cinco anos de trabalho, temos muito o que comemorar. O plantio de um milhão de mudas só vem reforçar a importância dos projetos desenvolvidos pelo Água Brasil para a conservação dos recursos hídricos no Brasil. A mudança é visível nas comunidades rurais, que implementaram boas práticas e tem nos ajudado a conservar nosso recurso mais precioso”, afirma Wagner de Siqueira Pinto, gerente executivo da Unidade Negócios Sociais e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil.

Sobre o Água Brasil

Em 2010, de uma parceria entre Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas surgiu o Água Brasil, um Programa que dissemina práticas sustentáveis nas cinco regiões do País, com projetos em sete bacias hidrográficas e cinco cidades / Foto: WWF Brasil

Estruturado em quatro eixos de atuação – projetos socioambientais, comunicação e engajamento, mitigação de riscos e novos negócios -, o Programa tem por principal objetivo contribuir para a conservação dos recursos hídricos, garantindo a segurança hídrica e alimentar da população.

O Água Brasil atua no âmbito rural e urbano com projetos voltados para a busca da melhoria da qualidade e da quantidade de oferta de água por meio de boas práticas no campo e, nas cidades, tem o papel de conscientizar a população sobre o consumo responsável, descarte correto dos resíduos e a redução da pegada ecológica que auxilia também na proteção dos recursos hídricos.

Por fim, o Programa visa ainda aprimorar a mitigação de riscos socioambientais no processo de análise de riscos do Banco do Brasil, assim como identificar novas oportunidades de negócios sustentáveis.

Fonte: WWF Brasil

Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter