Fórum das águas, em Brumadinho, debate os desafios de cidades sustentáveis

Imagem: Cibapar
Imagem: Cibapar

Com o objetivo de realizar um espaço de discussão e compartilhamento de informação entre profissionais, pesquisadores, alunos e sociedade civil, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) realiza de 21 a 23 de outubro de 2015, o Fórum das Águas “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”, no Teatro Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.

O Brasil e Minas Gerais têm experimentado um aumento de concentração de população em centros urbanos, o que gera, consequentemente, maior pressão sobre os recursos naturais disponíveis. Os recursos naturais são a base para o desenvolvimento social e econômico das cidades, uma vez que desempenham o papel de prover a população de suas necessidades. Entretanto, os recursos são limitados e assim o tema cidades sustentáveis ganhou destaque. Como lidar com os desafios de uma população crescente, concentrada em espaços urbanos que precisam ser abastecidas de água e além de outras necessidades como alimentos e produtos industrializados?

O foco do evento é debater os desafios para construção de cidades sustentáveis, proporcionando trocas de experiências com boas práticas nacionais e internacionais, debates e ideias, soluções sustentáveis para produção, consumo mais equilibrado dos recursos naturais no ambiente urbano e maneiras para garantir qualidade de vida à população. Além de incentivar as políticas de preservação ambiental e mostrar um panorama atualizado sobre a crise hídrica no Estado de Minas Gerais.

Afinal, é a sustentabilidade que garantirá um desenvolvimento econômico e social inclusivo nas nossas cidades para as atuais e futuras gerações!

Sendo a água o recurso central de desenvolvimento de um território foi neste contexto que o III Fórum das Águas foi elaborado. O último trouxe o tema “Escassez Hídrica e Saneamento: Impacto e Oportunidades” e os dados do choque da estiagem de 2014.

Fórum das Águas “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”

Quando: 21, 22 e 23 de outubro

Horário: das 9h às 18h

Vagas: Limitadas

Inscrições: www.cibapar.org,br/forum-das-aguas

Onde: Teatro Inhotim (R. B, 20 – Centro, Brumadinho – MG, CEP: 35460-000)

* A inscrição é gratuita, mas a organização pede a colaboração na doação de 1kg de alimento não perecível. Os produtos serão entregues para instituições de Brumadinho. Seja solidário!

Fonte: Cibapar

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter