Conversa Sustentável com Cristiane Costa

O São Salvador Hotéis e Convenções está localizado em um ponto privilegiado da capital baiana, entre a orla e a Av. Tancredo Neves, um dos centros financeiros da cidade. Oferece 304 apartamentos, centro de convenções com capacidade para 700 pessoas, área de lazer com bar e piscina, além de academia e sauna.

Seguindo uma estratégia de engajamento ambiental, conquistou os selos Eco Líderes e Eco Hospedagem. Em junho de 2015, sediou um dos fóruns do Grupo [B+], com o tema Sustentabilidade – Dossiê Verde: responsabilidade ambiental nas empresas, em que fui palestrante junto com Roberto Lessa, vice-presidente da Aurantiaca.

Conversei com a engenheira Cristiane Costa, que é Coordenadora da Manutenção do Hotel São Salvador, que falou sobre as ações socioambientais do Hotel.

Foto: Divulgação
Cristiane Costa é formada em Engenharia Civil pela UEFS, pós graduação em gerenciamento na construção civil e engenharia de segurança do trabalho, foi gerente de obras e coordenadora da qualidade para certificação no QUALIOP (Programa de Qualidade de Obras Públicas da Bahia) e SGI (Sistema de Gestão Integrada), engenheira de planejamento das obras do São Salvador Hotéis e Convenções e atualmente coordena o setor de manutenção nesse hotel / Foto: Divulgação

Erica Rusch – Quais ações de responsabilidade ambiental o São Salvador promove hoje?

Cristiane Costa – Economia dos recursos hídricos através do reúso das águas cinzas (esgoto secundário) que são utilizadas nas descargas dos vasos sanitários, após tratamento desse esgoto no próprio hotel e utilização de sistema de energia solar para aquecimento de toda a demanda de água quente nos chuveiros, além de outras ações de uso racional da água e energia – como torneiras com temporizador (time-stop) . Realizamos também a segregação de resíduos sólidos para coleta seletiva e utilizamos móveis com madeira de demolição.

Erica Rusch – Como as dependências do hotel aplicam medidas de preservação e economia de recursos? Cartões magnéticos, elevadores inteligentes, sensores de presença nos corredores, etc.?

Cristiane Costa – São utilizados em todos os apartamentos o economizador de energia onde os dispositivos elétricos são acionados e interrompidos através de cartão magnético. Todos os corredores dos apartamentos e principais acessos às áreas comuns possuem sensores de presença e lâmpadas tipo led. Empregamos o uso racional dos elevadores e a temperatura mínima de ar condicionado nos apartamentos e áreas comuns é de 22ºc.

Erica Rusch – No campo da Sustentabilidade, muito se fala em economia de recursos, como água e energia, com vistas ao uso eficiente destes recursos e à preservação ambiental. Vocês fazem campanhas junto aos clientes? Conseguem mensurar a economia alcançada através das campanhas?

Cristiane Costa – Usamos as descargas de duplo acionamento e estimulamos seu uso através de etiqueta colada junto ao vaso. Considerando uma ocupação média de 50%, conseguimos até 100m³ de economia de água por mês apenas com essa ação.

Erica Rusch – Existe campanha juntos aos colaboradores? Como acontece?

Cristiane Costa – Sim, a descarga de duplo acionamento também é utilizada nas áreas operacionais, assim como as torneiras com arejadores onde há redução da vazão da água. A manutenção do hotel faz vistorias periódicas nas cozinhas a fim de detectar vazamentos de água pelas torneiras.

Erica Rusch – Sustentabilidade, além da preservação de recursos naturais, diz respeito também à qualidade de vida das pessoas. Como o Hotel São Salvador oferece qualidade na experiência de hospedagem?

Cristiane Costa – Cultivamos e servimos produtos orgânicos através de própria horta, onde fazemos também a compostagem do adubo. Possuímos 4 apartamentos para pne´s (portadores de necessidades especiais), além de toda a infraestrutura para atendê-los (rampas de acesso, elevadores, etc). Temos também uma academia de ginástica e sauna bem confortável, assim como uma piscina para o hóspede se exercitar e relaxar. O cardápio do nosso restaurante – Cedro –  é bem diversificado, com opções saudáveis e saborosas. Nos salões de convenções há tratamento acústico nas paredes e teto, evitando que ruídos externos atrapalhem as reuniões e eventos.

Erica Rusch – Quando o hotel conquistou os selos de responsabilidade ambiental? Que diferenciais ajudaram a conquistá-los?

Cristiane Costa – O primeiro selo – ecohospedagem – foi conquistado em 2013 e o ecolíderes no primeiro semestre desse ano. Ter uma própria estação de tratamento para reúso da água, um sistema eficiente de aquecimento solar e utilização de vidros das esquadrias com baixo índice de absorção de calor foram os diferenciais que ajudaram na conquista dos selos.

Tags
Share

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter