Prefeitura de Salvador reuniu especialistas em planejamento urbano durante fórum internacional

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Salvador reuniu algumas autoridades internacionais em planejamento urbano, durante evento que faz parte do Plano Salvador 500, planejamento de longo prazo para a capital baiana, com vistas a 2049, quando a cidade completará 500 anos.

Jorge Perez, do departamento de planejamento territorial do Município de Médelin, na Colômbia, iniciou o clico de palestras trazendo um panorama sobre o desenvolvimento da cidade colombiana, cujas características são similares às de Salvador, como o tamanho da população, que ultrapassa três milhões de habitantes, além da desigualdade social e da violência urbana. Segundo o representante de Médelin, a cidade tem feito sensíveis progressos ao longo dos anos sobretudo por causa do investimento público na área social. Ele informou que, atualmente, a gestão pública em Médelin investe 88% do que arrecada na área social. Jorge Perez lembrou ainda que em Médelin o planejamento urbano já é uma tradição, com estratégias sendo criadas desde a década de 1950.

Representando a Cidade do Cabo, na África do Sul, o Fórum recebeu o especialista em economia e desenvolvimento urbano, Andrew Boraine, que destacou o valor das realização de parcerias para a gestão urbana. Em um sistema que chamou de parceria integrada, ele enfatizou que o governo é apenas um dos níveis e que a gestão urbana demanda o diálogo entre setor público, privado, terceiro setor, movimentos sociais, enfim, demanda participação de toda a sociedade.

Claudette Forbes, da Agência de Desenvolvimento de Londres, afirmou que a visão da capital inglesa é continuar competindo como uma cidade global, mas que, atualmente precisa lidar com uma população em crescimento. Em termos de planejamento, por sua vez, ela falou da necessidade de listar prioridades para a cidade e de incluir a comunidade no processo de gestão. Claudette, que começou a trabalhar com comunidades londrinas em 1991, destacou entre investimentos necessários aqueles em habitação, empregos e transporte. Sobre gerir a cidade, enfatizou: “é necessário pensar à frente – do que a sua cidade precisa para continuar crescendo?”.

Greg Clark, especialista de Londres, com experiências em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona e Mumbai, também falou em ingredientes para o sucesso de uma cidade, destacando: diálogo, com debate sobre o futuro da cidade; visão, para um futuro baseado em oportunidades; trabalho integrado; definição de estratégias e implantação de projetos de gestão urbana. Ele contou histórias de algumas cidades internacionais, como Bilbao, Turin, Glasgow, entre outras. Sobre a iniciativa de Salvador em convidar especialistas internacionais, ele ponderou: “não é um exercício de cópia de outras cidades, mas de aprendizado”.

Em síntese, o evento trouxe representantes de países distintos, mas com visões similares sobre desenvolvimento urbano, o que demonstra que existe um paradigma a seguir, qual seja, o de planejar o futuro da cidade. Todos, cada um conforme as peculiaridades das suas cidades e países, destacaram a necessidade de planejamento urbano para que se alcance o desenvolvimento almejado. Do mesmo modo, as falas tiveram pontos convergentes quanto a elementos da sustentabilidade urbana, como eficiência energética, inclusão social, redução da violência e integração dos transportes.

Mais de 200 pessoas compareceram ao evento, incluindo a vice-prefeita, Célia Sacramento, Secretários Municipais, vereadores, representantes do Ministério Público e da OAB, além de representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.

*Redação

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter