Conversa Sustentável com Nilson Sarti

Nilson Sarti | Divulgação
Nilson Sarti | Divulgação

Conversei com Nilson Sarti, ex-presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), que acaba de encerrar a sua gestão e se torna conselheiro da instituição. A gestão de Sarti foi pautada por iniciativas voltadas para a responsabilidade socioambiental como o IPTU Verde e o Projeto Mata Atlântica.

Formado em engenharia pela UFBA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Sarti foi estagiário da Goes Cohabita e Veplan Engenharia, engenheiro analista no Desenbanco, diretor nas Empresas MRM e Sarti Mendonça e, atualmente, é diretor da akasa Incorporadora.

Na ADEMI-BA foi presidente durante quatro anos, por dois biênios consecutivos. Já ocupou os cargos de 1º vice-presidente na gestão 2008/2010, de 2º vice-presidente em duas gestões consecutivas e de diretor de comunicação. Atualmente, é conselheiro da entidade e vice-presidente Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Erica Rusch – O que é o IPTU Verde e por que a ADEMI decidiu emplacar este conceito? 

Nilson Sarti – O IPTU Verde foi um projeto de lei proposto pela ADEMI-BA para algumas prefeituras e que consiste em descontos no IPTU para os moradores (adquirintes) de empreendimentos que adotarem técnicas de construção sustentável. Camaçari foi o primeiro município a aderir ao IPTU Verde. Mata de São João já assinou o protocolo de intenções e está em processo de elaboração da legislação municipal. Em Salvador, o projeto se tronou lei no final do ano passado e deve assegurar descontos de até 10% no IPTU. O assunto também está em pauta em Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. A ADEMI-BA tem trabalhado bastante em defesa de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e na criação de leis que façam avançar [a sociedade] nesse aspecto. O IPTU Verde é uma medida excelente para os municípios, boa para a população e melhor ainda para o meio ambiente.

 

ER – O que é o Projeto Mata Atlântica? Quais as consequências para a cidade de Salvador?

NS – O Projeto Mata Atlântica funciona como um guia para o incorporador que poderá verificar através do projeto o estágio de Mata Atlântica no terreno em que ele pretende construir um empreendimento. Todas as instâncias – governos municipal, estadual e federal, além do Ministério Público – poderão se posicionar desde a fase inicial dos projetos, em caso de dúvida recorre-se á consultoria da Fundação José Silveira. Isso acaba com a insegurança jurídica e evita casos de embargos. A ADEMI-BA defende o desenvolvimento sustentável do municpipio de Salvador, queremos regras claras e bem definidas. Por isso, lutamos mais de dois anos para esse acordo, junto com todos os envolvidos. A prefeitura irá utilizar o projeto Mata Atlântica ao aplicar a lei federal nos processos de licenciamento e autorização ambiental, para a implantação de loteamentos ou edificações em áreas urbanas, sendo facultado aos proprietários de imóveis contestarem o trabalho elaborado pelo MP, caso discordem do diagnóstico relativo à vegetação existente em seu terreno. Importante destacar que o acordo firmado para a criação do projeto é o único do Brasil de diagnóstico de Mata Atlântica em área urbana.

 

ER – O que é o Fórum de Sustentabilidade e o que o futuro reserva para o projeto? 

NS – O Fórum de Sustentabilidade foi um projeto desenvolvido durante nossa gestão e que se tornou referência em eventos na área de responsabilidade socioambiental. Já realizamos quatro edições do evento. A cada ano, tivemos uma participação maior de público, entre eles, empresários do setor, arquitetos, ambientalistas e estudantes. Nas duas últimas edições tivemos a participação de palestrantes internacionais como Cristiano Michelena, membro da FOSTER+Partners – maior escritório de arquitetura do mundo, e Angelo Consoli, cofundador e presidente do CETRI-TIRES.  O desafio agora é adaptar o evento às cidades do interior, inserindo o tema na pauta de várias regiões da Bahia.

 

ER – O que você espera da nova gestão da ADEMI em termos de sustentabilidade?

NS – A nova diretoria dará continuidade ao nosso trabalho. Todo o esforço para avançar no que diz respeito à adoção de práticas mais sustentáveis na indústria da construção civil e no mercado imobiliário baiano será mantido. O novo presidente, Luciano Muricy Fontes, já faz parte da diretoria da ADEMI-BA há dez anos, está completamente envolvido nessas questões, participou ativamente da construção do Plano ADEMI de Sustentabilidade e da criação do Fórum de Sustentabilidade, dos Guias de Sustentabilidade e Consumo Consciente.

 

ER – O que você espera da construção do novo PDDU?

NS – O novo PDDU precisa ser construído vislumbrando a necessidade da cidade para os próximos 35 anos, quando nossa cidade fará 500 anos. A ADEMI-BA irá participar dessa discussão, inclusive contratando consultorias para ajudar a apontar os caminhos para a revitalização de algumas áreas da cidade e descortinar novos vetores de crescimento. Ao desenvolver o novo Plano Diretor de Salvador é preciso refletir sobre que cidades queremos para nós, nossos filhos e netos.

 

Erica Rusch
Erica Rusch

*Erica Rusch é defensora da sustentabilidade, advogada, mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo desenvolvido pesquisa e trabalho sobre o tema Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Ambientais; pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Fundação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia; palestrante em eventos sobre temas de Direito Ambiental e Sustentabilidade; autora de artigos, obras coletivas e trabalhos científicos apresentados e premiados em congressos e seminários; foi especialista visitante no curso de Direito Ambiental Comparado na Universidade do Texas (EUA).

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter