Crédito: sxc.hu

“Mobilidade Urbana Sustentável”, por Erica Rusch

por Erica Rusch*
por Erica Rusch*

Mobilidade é um dos grandes desafios das cidades em todas as partes do mundo. E no Brasil não é diferente. A opção pelo automóvel levou o trânsito a um estado de paralisia, gerando um absoluto desperdício de tempo das pessoas e de combustível, que, consequentemente, gera outros problemas ambientais, entre eles a poluição atmosférica.

Diante dos problemas de mobilidade, surge o conceito de mobilidade urbana sustentável como aquele que promove o planejamento integrado, considerando a interdependência dos transportes e inúmeros aspectos das políticas públicas, a segurança e o conforto de pedestres e ciclistas, moradia e geração de emprego.

Precisamos mudar substancialmente a nossa cultura, passando a privilegiar o transporte público de massa e o individual não poluente. Implantar sistemas integrados e de soluções diferenciadas, envolvendo transporte sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos, renovação da nossa frota de ônibus com veículos mais confortáveis e menos poluentes (“limpos”), com integração a ciclovias, aumento das ciclofaixas, esteiras rolantes etc. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin, ou sistemas de bicicletas públicas, implantado em várias cidades mundiais, Boston, Paris etc, e recentemente em Salvador.

Os transportes públicos só poderão ser melhorados quando tivermos demanda de uso e isso só vai ocorrer quando houver simultaneamente novos investimentos, para melhorar a quantidade e qualidade dos transportes, e retorno deste investimento com o aumento da demanda por meio da mudança de cultura das pessoas.

A mobilidade demanda também calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos e acima de tudo segurança.

As pessoas precisam participar ativamente deste processo de mudança para incorporarem os novos conceitos.

Mobilidade sustentável não é uma palavra da moda: é uma necessidade.

*Erica Rusch é defensora da sustentabilidade, advogada, mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo desenvolvido pesquisa e trabalho sobre o tema Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Ambientais; pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Fundação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia; palestrante em eventos sobre temas de Direito Ambiental e Sustentabilidade; autora de artigos, obras coletivas e trabalhos científicos apresentados e premiados em congressos e seminários; foi especialista visitante no curso de Direito Ambiental Comparado na Universidade do Texas (EUA).

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter