Arquipélago | sxc.hu

“Desafio para 2013: pensar globalmente, agir localmente”, por Erica Rusch

Erica Rusch
por Erica Rusch*

Falamos no dia 21 de dezembro, quando lançamos nosso blog, que acreditamos que o tão falado fim do mundo é na verdade o fim de um momento e início de uma nova era.

Quando falamos em transformação de uma realidade uma premissa fundamental a ser adotada é a que se encontra traduzida na expressão: pensar globalmente e agir localmente.

E por que agir localmente? Porque é localmente que as pessoas encontram espaço para as suas ações, oportunidade para debaterem, participarem, firmarem parcerias e desenvolverem suas aptidões.

Pensar globalmente, agir localmente é um trabalho de formiguinha, onde cada iniciativa dependerá do convencimento e da articulação de pessoas e entidades envolvidas. O processo é lento, mas é preciso partir para a ação concreta.

É também um trabalho político, não partidário, mas político, pois há que construir parcerias e os gestores públicos precisarão firmar um pacto de transformação social para uma nova ordem.

Os governos assumem o papel de facilitadores, ou articuladores, tendo como objetivo alavancar investimentos, abrir canais de comunicação com a sociedade, multiplicar empreendimentos econômicos e formar e fortalecer parcerias necessárias para realização de projetos estruturantes.

Com novas administrações locais em 2013, seus lideres terão um importante papel: mobilizar os agentes multiplicadores em direção a uma meta, o desenvolvimento sustentável.

O desafio está lançado!

 

*Erica Rusch é defensora da sustentabilidade, advogada, mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo desenvolvido pesquisa e trabalho sobre o tema Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Ambientais; pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Pós-Graduação em Direito Ambiental da Fundação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia; palestrante em eventos sobre temas de Direito Ambiental e Sustentabilidade; autora de artigos, obras coletivas e trabalhos científicos apresentados e premiados em congressos e seminários; foi especialista visitante no curso de Direito Ambiental Comparado na Universidade do Texas (EUA).

Leave comment

Erica no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Erica no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Erica no Twitter